Brainspotting é um método de tratamento focalizado que funciona ao identificar, processar e liberar fontes neuropsicológicas de dor física/emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas desafiadores. Brainspotting pode ser uma forma simultânea de diagnóstico e tratamento, podendo ser intensificado com o som bilateralizado, embora capaz de oferecer contenção e controle ao paciente. alcançando experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. Brainspotting lida com o cérebro “profundo” e com o corpo mediante o acesso direto dos sistemas autônomos e límbico do sistema nervoso central. Portanto, o Brainspotting é um instrumento/tratamento que tem conseqüências psicológicas, emocionais e físicas.
Um “brainspot” – i.e. um ponto específico no cérebro – é a posição ocular relacionada à ativação energética/emocional de um tema perturbador. Localizado por meio da posição ocular, o brainspot é um subsistema fisiológico que armazena a experiência emocional perturbadora sob a forma de memória.
O foco de atenção estimula um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro. Brainspotting pode ser direcionado tanto à perturbação quanto ao estabelecimento e fortalecimento de recursos positivos desejados pelo paciente.